Já fez LIKE no TVI Notícias?

Autoeuropa comemora 20 anos

Relacionados

Fábrica continua a ser a maior de automóveis de Portugal

A Autoeuropa nasceu há 20 anos mas continua a ser a maior fábrica de automóveis de Portugal e é reconhecida internacionalmente como uma das melhores do grupo alemão Volkswagen, empregando mais de 3.000 pessoas, noticia a Lusa.

A primeira pedra da Autoeuropa foi lançada a 3 de Dezembro de 1991, em Palmela, mas a inauguração oficial aconteceu quatro anos depois, a 26 de Abril de 1995.

PUB

Construída no âmbito de uma parceria entre a Ford e a Volkswagen, para a produção do MPV (Multi-Purpose Vehicle) nos anos noventa do século passado, a Autoeuropa foi o maior investimento estrangeiro realizado à época em Portugal, no montante de 1.970 milhões de euros.

Este investimento permitiu desenvolver os três modelos iniciais da fábrica de Palmela, os monovolumes Volkswagen Sharan, Seat Alhambra e Ford Galaxy.

Em 1999, o Grupo Volkswagen assumiu os 100 por cento do capital social da Autoeuropa, mas a Ford e a Volkswagen continuaram a cooperar na fábrica de Palmela, mantendo-se a produção dos monovolumes das duas marcas.

Considerada uma das melhores e mais modernas unidades de produção de automóveis da Europa, a Autoeuropa atingiu a produção de um milhão de unidades em 2003, ano em que foi feito um novo investimento de 600 milhões de euros, que permitiu preparar a produção de um novo modelo.

A Autoeuropa passou então a ter duas linhas de montagem em simultâneo - uma dedicada à produção dos monovolumes Volkswagen Sharan e Seat Alhambra, e outra dedicada ao novo modelo Volkswagen Eos, um cabriolet com capota rígida.

PUB

De acordo com os dados disponibilizados pela empresa, três anos depois, em 2006, a Autoeuropa deixou de produzir o Ford Galaxy e iniciou então a produção para o mercado do Volkswagen Eos, o primeiro carro de luxo da marca Volkswagen a ser produzido em Portugal.

No mesmo ano de 2006 foi anunciada a construção de um outro modelo, o Scirocco, nome que já tinha sido utilizado num anterior modelo da marca alemã.

Em 2007, ano em que atingiu a produção de um milhão e meio de veículos, a Volkswagen anunciou mais um investimento de 541 milhões de euros na fábrica de Palmela para uma reestruturação e melhoria tecnológica, de forma a permitir diferentes produtos numa única linha de produção.

Com mais de 3.000 trabalhadores - a que se juntam muitos mais que trabalham para dezenas de empresas fornecedoras instaladas no parque industrial anexo - a Autoeuropa representa quase um por cento do PIB (Produto Interno Bruto) português, exporta 99 por cento da produção, principalmente para a Europa, com grande destaque para o mercado alemão, Estados Unidos e China.

Para 2011, o director-geral da Autoeuropa, o português António de Melo Pires, previa atingir um volume de produção na ordem dos 130.000 veículos, distribuído pelos diferentes modelos produzidos na fábrica de Palmela - as novas versões da Volkswagen Sharan e Seat Alhambra, o Volkswagen Eos e o Scirocco.

PUB

Relacionados

Últimas