Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banca irlandesa precisa de mais 15 mil milhões de euros

Relacionados

«Bomba» foi largada esta quarta-feira pelo presidente do nacionalizado Anglo Irish Bank

O presidente do Anglo Irish Bank largou esta quarta-feira uma verdadeira bomba: os 35 mil milhões de euros da ajuda à Irlanda que se destinam aos bancos não são suficientes. O sector precisa de mais 15 mil milhões, cita o «Belfast Telegraph».

Alan Dukes, que foi nomeado pelo Governo irlandês para liderar o banco que teve de ser nacionalizado, diz que limpar os balanços dos bancos de todos os activos tóxicos vai absorver mais dinheiro do que a fatia de 35 mil milhões que serão retirados do pacote de ajuda internacional ao país. Nos cálculos do banqueiro, serão precisos 50 mil milhões, mais 40% do que o previsto.

PUB

«Actualmente, os bancos irlandeses não têm capacidade para angariar valores desta ordem nos mercados. O capital necessário terá de vir do Governo, da União Europeia, do Fundo Monetário Internacional ou de qualquer outra fonte externa», referiu.

O ex-ministro das Finanças sugeriu ainda que seriam necessários 75 mil milhões de euros para financiar a actual operação da agência de gestão de activos irlandesa, a National Asset Management Agency (NAMA) e ainda uma «NAMA 2» para absorver mais empréstimos tóxicos dos bancos.

Declarações que o jornal considera «bombásticas» e «sensacionalistas» e que despoletaram uma reacção «furiosa» do Departamento de Finanças, lembrando que o governador do banco central irlandês, Patrick Honohan, assinalara um valor muito mais baixo.

PUB

Relacionados

Últimas