Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banco do Japão injecta montante recorde na banca

Relacionados

Violento sismo e tsunami da passada semana ditou decisão. País quer assegurar estabilidade financeira

O Banco do Japão injectou uma quantidade recorde de dinheiro no sistema financeiro do país, na sequência do forte sismo seguido de tsunami que assolou o Japão na passada sexta-feira.

O banco central bombeou 15 biliões de ienes ¿ qualquer coisa como 131 mil milhões de euros. Tudo para assegurar a estabilidade financeira numa altura em que as bolsas sofrem uma forte derrapagem e o risco do país aumenta.

PUB

O banco central do país duplicou ainda o seu plano de compra de dívida para proteger a economia contra os efeitos do mais devastador terramoto de que há registo no país. E as injecções de dinheiro são para continuar, se for necessário.

Com o desastre natural, tudo aponta para que o clima económico piore e a produção deverá diminuir, já que o terramoto provocou o enceramento de fábricas, cortes de energia e explosões em centrais nucleares.

«A catástrofe vai empurrar para baixo o produto interno bruto no curto prazo e [o Banco do Japão] pretende mitigar o impacto da deflação através de injecções de liquidez», disse Kinoshita Tomo, um economista da Nomura Holdings Inc, citado pela Bloomberg.

A moeda do Japão, o iene, desvalorizou 0,3% face ao dólar, na sequência da injecção de liquidez no sistema financeiro do país.

PUB

Relacionados

Últimas