Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bancos alemães temem excesso de regulação

Novas normas internacionais para o sector financeiro podem obrigar os bancos privados alemães a reunir 36 mil milhões de euros de capitais suplementares

As novas normas internacionais para o sector financeiro podem obrigar os bancos privados alemães a reunir 36 mil milhões de euros de capitais suplementares, estimou esta segunda-feira a federação alemã de bancos privados (BdB).

O Comité de Basileia, responsável pela elaboração das novas regras conhecidas como Basileia III, vai reunir-se na terça feira para abordar a questão dos fundos próprios mínimos que os bancos deverão ter para fazer face aos seus compromissos, disse à agência noticiosa AFP um porta-voz do Banco de Pagamentos Internacionais (BPI).

PUB

A introdução deste rácio de alavancagem será «contra-produtiva» porque os bancos serão obrigados a reduzir as suas actividades de crédito, afirmou em comunicado a federação BdB.

«Se isto for demasiado longe, ameaça a retoma económica e os desenvolvimentos positivos do mercado de trabalho», acrescenta o documento, citado pela Lusa.

A Alemanha não tenciona bloquear Basileia III, mas espera ter um período de transição suficiente para adoptar as novas regras, disse, na sexta-feira, o ministro federal das Finanças Wolfgang Schäuble.

PUB

Últimas