Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bancos europeus vão acumular perdas com empréstimos

Relacionados

Banco Central Europeu estima que as perdas no valor dos empréstimos vão chegar aos 195 mil milhões de euros em dois anos

Os bancos da Zona Euro vão sofrer perdas «consideráveis» com empréstimos neste ano e no próximo, revela o Banco Central Europeu (BCE).

A autoridade monetária estima que estas perdas no valor dos empréstimos possam chegar aos 195 mil milhões de euros.

PUB

Estas perdas, aliadas à «contínua pressão dos mercados e das autoridades de supervisão para que os bancos mantenham um controlo rigoroso na alavancagem sugere que os lucros do sector financeiro devem ser moderados no médio prazo», avalia o BCE no seu relatório semestral sobre estabilidade financeira.

Segundo as estimativas do BCE, as baixas líquidas dos empréstimos chegarão aos 90 mil milhões de euros em 2010 e serão de 105 mil milhões de euros no próximo ano. Um valor que, mesmo assim, pode ficar aquém da realidade: «Os riscos soberanos elevados e uma possível segunda onda de efeitos decorrentes da consolidação fiscal necessária na maior parte dos países da Zona Euro podem trazer riscos ao crescimento económico», escreve o banco central, citado pela Reuters.

Trichet: «Não andamos a imprimir dinheiro»

Para o BCE, os maiores bancos da Zona Euro terão de prolongar metade das suas dívidas de longo prazo até ao final de 2012, já que a sua capacidade de colocar obrigações no mercado poderá ser cortada pelos governos que procuram financiar os seus défices fiscais.

PUB

«Com diversos governos a sofrer pesadas necessidades de financiamento nos próximos anos, o risco de emissões de bónus bancários serão elevados», alerta o BCE.

Esta terça-feira, o sistema financeiro europeu está a reagir a este relatório do banco central, com as acções dos maiores bancos a sofrerem largas perdas. Lisboa não é excepção: BPI derrapa 3%, BCP desvaloriza 2,48%, BES perde 1,84%.

Veja aqui a abertura dos mercados

PUB

Relacionados

Últimas