Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banif Angola: queixa contra portugueses retirada

Alegada burla na compra de 49% do banco

O Ministério Público arquivou o «caso Banif», depois de o Estado angolano ter retirado a queixa contra dois empresários e um advogado portugueses por alegada burla na compra de 49% do banco, avança a Lusa.

No despacho de arquivamento, a que a agência Lusa teve acesso, é referido que, sem a colaboração das autoridades angolanas, seria impossível prosseguir a investigação do caso, que remonta ao período entre 1994 e 2003.

PUB

O Estado angolano dizia ter entregado aos empresários Eduardo Capelo Morais e António Figueiredo, falecido em Novembro do ano passado, e ao advogado Francisco Cruz Martins 143,3 milhões de euros para compra de 49 por cento do Banco Internacional do Funchal (Banif), correspondentes a 8,58 milhões de acções, operação que não chegou a concretizar-se.

Contudo, retirou a queixa-crime depois de ter sido ressarcido das verbas reclamadas, considerando satisfeitos os seus interesses. Deixou assim de haver, no entender do queixoso, motivo para que o Ministério Público (MP) prosseguisse a investigação.

Depois de restituídos os valores devidos, em Dezembro de 2009, os denunciados pediram a «extinção da sua responsabilidade criminal e o arquivamento do processo», tendo Angola dado a sua concordância.

PUB

Últimas