Já fez LIKE no TVI Notícias?

BBVA: Espanha pode ter de pedir ajuda

Presidente do banco diz que elevados custos de financiamento e desconfiança dos mercados penalizam crédito

O presidente do BBVA considera que a solução para Espanha pode passar por solicitar um crédito de emergência à União Europeia, tal como a banca faz para reduzir os seus custos de financiamento, por forma «a evitar o risco de uma intervenção», disse citado pela Lusa.

«Se necessitarmos de uma ajuda especial de dezenas de milhões de euros, por que não pedi-la? Há que evitar o risco de uma intervenção», afirmou o líder da segunda entidade financeira espanhola por activos, citado pelo jornal electrónico «Invertia», na apresentação das contas do banco relativas a 2010.

PUB

«Se temos que pedir um empréstimo para resolver os problemas internos, como o sistema financeiro, façamo-lo», reforçou.

Lucros do BBVA cresceram 9,4% em 2010

Os elevados custos de financiamento do BBVA e do resto do sector devem-se, em grande parte, à desconfiança do mercado sobre a solidez da economia espanhola, que penalizam que o crédito evolua entre as famílias e as empresas.

«Em termos de capital estamos bem, mas não nos custos de financiamento», indicou González.

O gestor considerou que «o Governo [espanhol] tem que acelerar para cumprir os seus objectivos», frisando que Espanha «tem uma boa oportunidade para começar a crescer», caso peça apoio internacional.

González mostrou-se ainda partidário de um corte fiscal que permita aos empresários investirem mais, bem como de um sistema único de contratação. «O mais importante para o trabalhador é trabalhar, num regime adequado», salientou.

Os lucros do BBVA cresceram 9,4% em 2010, face ao ano anterior, para 4.606 milhões de euros, o que representa um novo máximo histórico para o grupo espanhol, anunciou esta quarta-feira o banco.

O BBVA destacou que o resultado foi conseguido devido à «adequada diversificação geográfica e de negócios» do grupo, que obteve nos continentes americano e asiático quase 59% dos seus resultados.

PUB

Últimas