Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE deverá manter juros em 1% pelo 15º mês consecutivo

Relacionados

Recuperação da Zona Euro mantém-se frágil e países periféricos continuam a pagar taxas de juro elevadas para se financiarem no mercado

O Banco Central Europeu deverá manter esta quinta-feira a taxa de juro de referência em 1%. A acontecer, será o 15.º mês consecutivo com o valor mais baixo de sempre, desde a criação da união monetária em 1999.

«O Banco Central Europeu não deverá alterar as taxas de referência da zona euro», disse à agência Lusa a analista Telma Santos, do Millennium BCP, a partir do consenso de analistas contactados pela agência de informação financeira Bloomberg.

PUB

O BCE pretende impulsionar a recuperação económica europeia. Os mercados já têm reagido de forma positiva à divulgação de alguns dados económicos, atenuando os receios em relação à recuperação europeia.

A crise de dívida está aparentemente controlada, depois de operacionalizado o Fundo Europeu para a Estabilidade Financeira com a entrada do último país da Zona Euro, a Eslováquia. Uma operação que teve reflexos na maior facilidade com que a Grécia, Portugal e Espanha colocaram dívida pública no mercado.

«Tudo indica que a situação se normalize»: foram estas as declarações do responsável pelo fundo de emergência, Klaus Regling, em entrevista ao jornal «Echos», no mês passado.

Também pela positiva, o sector financeiro passou com distinção nos testes de resistência feitos pelo Comité Europeu de Supervisão bancária a 91 bancos europeus, já que chumbaram apenas sete instituições.

No entanto, a recuperação da Zona Euro mantém-se frágil. Os países periféricos que adoptaram o euro como moeda continuam a pagar elevadas taxas de juros para se financiarem no mercado, enquanto alguns dos mais importantes bancos terão de se refinanciar para fazer face às suas obrigações.

PUB

Os bancos mais endividados da Europa precisam de Europa: bancos mais endividados têm de refinanciar 93 mil milhões

No plano macroeconómico, apesar do crescimento 0,2% da Zona Euro no primeiro trimestre, os analistas temem que as medidas de austeridade tomadas pelos governos europeus possam pôr em causa a recuperação económica.

«Há claramente um problema europeu em matéria de crescimento», afirmou recentemente o director geral do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn.

Posição semelhante teve o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, na conferência de imprensa de Julho em que anunciou a manutenção da taxa de referência, ao antecipar para 2010 um crescimento moderado e desigual na Zona Euro.

Para além da manutenção da taxa de juro em 1%, deverão ficar inalteradas a taxa marginal de crédito e a taxa de depósitos, em 1,75% e 0,25%, respectivamente.

PUB

Relacionados

Últimas