Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCP: aumento de capital é preocupante? «Pelo contrário»

António Mexia, accionista do banco, diz que aumento do capital do banco, proposto pelos accionistas, serve apenas para «antecipar» as novas exigências ao sector

O aumento de capital do BCP, de quase 1.400 milhões de euros, anunciado na semana passada, foi uma «decisão muito inteligente» que vem, com «antecipação», «resolver» os problemas de capitalização resultantes das novas regras do Acordo de Basileia III. A garantia foi dada esta segunda-feira pelo presidente da EDP, accionista do banco.

«O BCP precisava que um reforço do seu tier1. Este aumento converte dívida que era perpétua em capital e exige um esforço reduzido dos acionistas », disse António Mexia aos jornalistas, à margem da apresentação de contas da Fundação EDP.

PUB

Mas este aumento de capital, que será votado em Assembleia Geral de accionistas no próximo dia 18 de Abril, não é preocupante, principalmente para os seus clientes?

«Muito pelo contrário. É bom para o sector porque tem um efeito de credibilização. Mostra que os accionistas estão comprometidos em cumprir, de forma antecipada, as novas regras», garantiu António Mexia, presidente da elétrica que detém mais de 2,6% do capital social do BCP.

Já na sexta-feira passada, o presidente do BCP, Carlos Santos Ferreira, garantiu, em exclusivo à TVI, que o banco, com este aumento, vai obter um core tier 1 de 9% no Verão.

PUB

Últimas