Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCP: «É indispensável controlar as despesas»

Carlos Santos Ferreira põe a tónica do Orçamento do Estado para 2011 no controlo da despesa

Para o presidente do Millennium BCP, Carlos Santos Ferreira, o Orçamento do Estado para 2011 (OE2011) deverá contemplar medidas que permitam a redução da despesa pública.

«É indispensável e imprescindível controlar as despesas», disse Santos Ferreira os jornalistas, citado pela Lusa, à margem de um evento.

PUB

Para o banqueiro, o OE2011 está a ser preparado «na sede própria» e deverá ser apresentado «dentro de duas ou três semanas».

Por seu turno, o presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d'Oliveira Martins, na mesma ocasião, sublinhou a necessidade de o OE2011 ser pautado pelo «rigor».

Spreads estão a subir, admite Santos Ferreira

Já sobre o financiamento dos bancos portugueses junto do Banco Central Europeu (BCE) Santos Ferreira apontou para a necessidade de diversificar as fontes de financiamento da banca portuguesa.

«O recurso ao Banco Central Europeu é excepcional. Sendo algo de excepcional, não se pode transformar numa situação normal», explicou.

«A concessão de crédito manteve-se estável no primeiro semestre», frisou, ainda que admitindo que os spreads (juros cobrados pelos bancos nos empréstimos concedidos aos clientes) estão «a subir, em consonância com os custos de financiamento» dos bancos.

Quanto à procura de crédito, Santos Ferreira disse que «está estável ou a descer ligeiramente».

Já no que toca às novas regras de Basileia III, que obrigam ao reforço dos capitais próprios dos bancos, o presidente do Millennium BCP destacou que são «boas regras que permitem conciliar a solidez do sistema financeiro com o crescimento da economia».

Sobre a actividade do BCP no segundo semestre, o presidente do banco disse que tem «expectativas que se possa manter tudo no bom caminho».

PUB

Últimas