Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCP: ex-gestores acusados de fraude sabem hoje se vão a julgamento

Relacionados

Terão falsificado contas do banco e empolado resultados para receberam prémios maiores

Os cinco antigos administradores do BCP acusados pelo Ministério Público dos crimes em co-autoria de manipulação do mercado, falsificação de documentos e burla qualificada, saberão esta tarde se a acusação avança, ou não, para julgamento.

De acordo com a Lusa, a juíza do 5.º juízo do Tribunal de Instrução Criminal (TIC), no final da última audiência do debate instrutório com os advogados dos antigos responsáveis do banco, há um mês, informou que anunciará esta terça-feira, pelas 14:30 se haverá matéria para levar a acusação o Ministério Público a julgamento.

PUB

Durante o debate instrutório, os advogados de Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Christopher de Beck, António Rodrigues e António Castro Henriques, os cinco acusados, insistiram que não haveria factos provados que justifiquem uma acusação.

Os cinco antigos administradores do BCP, dois deles antigos presidentes (Jardim Gonçalves e Filipe Pinhal) estão acusados pelo Ministério Público dos crimes, em co-autoria, de manipulação do mercado, falsificação de documentos e burla qualificada.

Na sessão de 28 de Junho, entre os cinco arguidos, apenas Filipe Pinhal esteve ausente da audiência, que contou com a presença do seu advogado Carlos Pinto de Abreu.

O Ministério Público acusa os cinco ex-administradores do BCP de terem cometido alegados crimes entre 1999 e 2008, entre eles a utilização de contas off shore detidas pelo BCP, «de modo a determinar os valores de mercado e a cotação dos títulos do BCP no mercado de valores».

Os cinco suspeitos são acusados de falsificar a contabilidade do banco, «com vista a ocultar as perdas resultantes para o Banco, no valor aproximado de 600 milhões de euros». São ainda acusados de receber «prémios avultados, calculados em função de resultados deliberadamente empolados, com um prejuízo para o banco de cerca de 24 milhões de euros».

PUB

Relacionados

Últimas