Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCP pede aval para usar garantias do Estado

Relacionados

Banco convoca Assembleia-geral para decidir alteração dos estatutos que vai permitir aceder às garantias de financiamento do Estado

O BCP convocou uma Assembleia-geral para o próximo dia 27 de Junho. Em causa estará uma deliberação sobre a alteração de estatutos no âmbito da concessão de garantias do Estado.

Num comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição financeira adianta que quer a aprovação dos accionistas para utilizar «por uma ou mais vezes, e sempre com parecer favorável do Conselho Geral e de Supervisão, a concessão de garantias do Estado para financiamentos, designadamente através da emissão de títulos de dívida». Este será o ponto primeiro da ordem de trabalhos.

PUB

No ponto segundo, adianta ainda o BCP, será analisada «a supressão do direito de preferência dos accionistas em eventual aumento ou aumentos de capital a deliberar pelo Conselho de Administração Executivo», de modo a prevenir a hipótese - em caso de accionamento da garantia - de o Estado converter o crédito cedido em capital social do banco.

O BCP foi um dos bancos portugueses que admitiu utilizar garantias do Estado para emitir dívida. BES, Banif e CGD também já o disseram.

As acções do BCP seguem a perder 4,78% para os 0,458 euros.

PUB

Relacionados

Últimas