Já fez LIKE no TVI Notícias?

BES lança emissão de obrigações indexadas às acções da EDP

Valor em causa é de 500 milhões de euros

O Banco Espírito Santo (BES) anunciou esta quarta-feira que vai lançar de uma emissão de obrigações permutáveis indexadas ao valor das acções da EDP. O montante em causa é de 500 milhões de euros.

«As obrigações permutáveis («exchangeable bonds») serão emitidas pelo BES Finance (emitente) e terão direitos de troca indexados ao valor das acções ordinárias da eléctrica EDP», com vencimento em 2015, avança a instituição financeira em comunicado emitido na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

PUB

A emissão será feita exclusivamente por oferta particular dirigida a investidores qualificados. O encaixe líquido será utilizado para as necessidades gerais de financiamento do grupo BES, adianta ainda o banco.

Espera-se que as «obrigações permutáveis sejam emitidas com um cupão semestral de entre 2,25 por cento e 3 por cento ao ano, tendo um prémio de conversão de 30 por cento sobre um preço de referência a determinar com base na cotação média ponderada pelo volume das acções ordinárias da EDP, entre o lançamento e a fixação das condições finais da emissão», explica a mesma nota.

As obrigações permutáveis serão emitidas e reembolsadas na totalidade do seu valor nominal. «O emitente (o BES Finance) terá o direito de reembolsar a totalidade das obrigações permutáveis existentes após 10 de Junho de 2013, se o valor das acções ordinárias da EDP subjacentes à emissão, for superior a 130 por cento do valor nominal das obrigações permutáveis durante um determinado período».

PUB

A liquidação das obrigações permutáveis deverá ocorrer em 19 de Maio deste ano. O BES garante também que será solicitada a admissão à negociação das obrigações permutáveis ao mercado Euro MTF da Bolsa de Valores do Luxemburgo.

O comunicado adianta ainda que o BofA Merrill Lynch, o Citigroup Global Markets, o Credit Suisse Securities (Europe) e o Espírito Santo Investment actuam como intermediários da emissão.

Os termos finais das obrigações permutáveis deverão ser anunciados ainda esta quarta-feira.

PUB

Últimas