Já fez LIKE no TVI Notícias?

BES prepara-se para comprar 25,1% do moçambicano Moza Banco

Relacionados

Resultado da actividade internacional do banco liderado por Ricardo Salgado ascendeu a 96,1 milhões de euros no primeiro semestre. Investimento em Moçambique e África do Sul são as próximas prioridades

O Banco Espírito Santo prepara-se para adquirir 25,1% do capital social do moçambicano Moza Banco. O anúncio foi feito esta segunda-feira num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A instituição financeira de Moçambique «detém cerca de 54 milhões de dólares norte-americanos em activos, possui dois balcões em Maputo e 53 trabalhadores, actuando em duas áreas de negócio primordiais: o corporate banking, que constitui a principal linha de negócios», mas também «o private banking, linha de negócios criada recentemente para responder às necessidades de clientes particulares de rendimento médio-alto e alto», informa o documento do BES, entregue à CMVM.

PUB

A conclusão do negócio «está sujeita a um entendimento final com os seus actuais accionistas relativamente a aspectos essenciais da transacção, à conclusão de uma fase de due diligence, usual nestes processos, e à aprovação final pelas entidades de supervisão competentes».

África é mercado apetecível

Depois de Cabo Verde, «cujo banco universal foi inaugurado no início de Julho, seguem-se Moçambique e África do Sul, sendo provável que Moçambique seja primeiro», tinha já revelado esta segunda-feira o presidente do BES, no decorrer da apresentação dos resultados semestrais do banco e antes de ter enviado o comunicado à CMVM.

O memorando de entendimento assinado com o Moza Banco vem reflectir a intenção do banco liderado por Ricardo Salgado de adquirir uma posição num banco local já moçambicano. Já na África do Sul, o BES «está a estudar o modelo e a abordagem estratégica para entrar na banca de empresas e na banca de Investimento».

O resultado da actividade internacional do BES ascendeu a 96,1 milhões de euros. Este valor reflecte uma subida próxima de 31% em base comparável, depois da venda de uma fatia do BES Angola a investidores locais.

«O BES atingiu resultados positivos em quase todos os países em que actua, com destaque para o contributo do Reino Unido (41,4 milhões de euros), Angola (28,8 milhões de euros), Brasil (10,4 milhões de euros) e Espanha (8,1 milhões de euros», salientou o banco durante a conferência de imprensa desta manhã.

A actividade internacional contribuiu em 34% para o resultado alcançado pelo BES.

PUB

Relacionados

Últimas