Já fez LIKE no TVI Notícias?

BP: é agora que a empresa se vê livre da maré negra?

Relacionados

Última operação para estancar derrame de crude «funcionou». BP espera dar o caso por encerrado ainda esta semana

A maior maré negra de sempre tem os dias contados. Assim o espera a BP que anunciou esta quarta-feira que a última operação para estancar a fuga de petróleo no Golfo do México «funcionou». Restam agora os últimos testes para ditar oficialmente a «morte» do poço.

A operação, designada por static kill (morte estática), foi um sucesso e representa «um grande passo» para estancar em definitivo a fuga de petróleo, revelou a empresa, num comunicado citado pela agência EFE.

PUB

Esta operação consistiu em empurrar o petróleo que emana do poço para o seu depósito original mediante a injecção de cimento e lama pesada.

O poço está assim controlado pela pressão desta mistura; um «resultado desejado» desde ontem, terça-feira, dia em que a operação foi iniciada. Embora não descarte a hipótese de novas injecções, a empresa espera dar por finalizado o problema ainda esta semana, no caso de não se produzirem novos contratempos.

Já lá vão mais de três meses desde que a plataforma Deepwater Horizon explodiu e originou o maior derrame de petróleo de que há memória nos EUA. Contas feitas, já foram derramados cerca de 800 milhões de barris de petróleo.

Por causa desta tragédia, a BP incorre em multas de mais de 200 milhões de dólares se for acusada de negligência grave, revela esta quarta-feira o «Financial Times».

PUB

Relacionados

Últimas