Já fez LIKE no TVI Notícias?

Carrinhas fazem viagem pelo mundo... sem condutor

Relacionados

Não se assuste: veículo é guiado por robôs. Antes de chegar ao destino vai percorrer 13 mil quilómetros

Esteja atento quando anda na estrada. Se for de férias Europa fora nos próximos tempos ainda vai a tempo de se cruzar com duas carrinhas cor-de-laranja, no mínimo, invulgares. Estes veículos partiram na terça-feira de Milão e têm 13 mil quilómetros pela frente antes de chegarem à China. O que lhes falta é um condutor.

É que estas carrinhas estão a ser guiadas por robôs do VisLab Intercontinental Autonomous Challenge, revela o «Telegraph». Um teste à inteligência e destreza destas laranjas mecânicas que a meio do caminho vão ter de vencer vários obstáculos: o trânsito intenso das ruas de Moscovo, a travessia da Sibéria e até o deserto de Gobi. À última paragem, Xangai, deverão chegar só no final de Outubro.

PUB

Está calor e quer uma cerveja? O robô vai buscar

Equipadas com câmaras e laser para não se perderem, as carrinhas contam com estas tecnologias também para evitar colisões com outros veículos e para evitar obstáculos.

Em cada uma delas, viajam alguns técnicos que têm como missão tomar algumas decisões que só os humanos é que (ainda) podem tomar. De qualquer modo, a maior parte da viagem é feita mesmo em piloto automático.

Médicos e robôs vão partilhar funções

Estas carrinhas Piaggios movem-se a energia eléctrica e têm por isso painéis solares para os casos mais urgentes de abastecimento de energia e que lhes dão uma autonomia para mais 4 horas de viagem.

Esta expedição é financiada pelo Conselho de Investigação da Europa, em cerca de 1,8 milhões de euros.

PUB

Relacionados

Últimas