Numa altura em que os preços do petróleo e dos combustíveis não param de aumentar, os carros eléctricos ou híbridos e de baixos consumos pretendem ganhar espaço no sector automóvel e conquistar novos condutores.
É precisamente a eficiência energética que está a marcar o arranque do Salão Automóvel de Genebra. As bombas apresentadas na edição deste ano - que vai ter lugar até ao próximo dia 13 de Março - são mais amigas do ambiente, mas também mais irreverentes. E não são para todos os bolsos.
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A Rolls Royce, por exemplo, apresenta um topo de gama eléctrico e o Porsche Panamera é um híbrido com velocidade que nunca mais acaba. Mas são carros que não entram na lista de possibilidades de muitos condutores, onde a palavra «luxo» não aparece, sobretudo em tempo de crise.
Depois, há também os chamados «Concept», modelos ainda em estudo que talvez cheguem um dia ao mercado. É o caso do Volkswagen Bulli, inspirado no Transporter ou pão de forma (como era também conhecido o modelo original). Um modelo que é, para já, eléctrico, não ultrapassando os 140 quilómetros por hora.
A tendência é ainda para os motores mais pequenos, embora os construtores garantam que são muito mais potentes do que antes. É acelerar para ver.
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