Já fez LIKE no TVI Notícias?

EDP: China completa pagamento na próxima semana

Relacionados

China Three Gorges vai pagar ao Estado português de 2,7 mil milhões de euros

A privatização da EDP ficará fechada na próxima semana, quando a China Three Gorges (CTG) completará o pagamento ao Estado português de 2,7 mil milhões de euros, disse esta quinta-feira à Lusa um responsável da elétrica portuguesa.

O pagamento será feito pelo presidente da CTG, Cao Guangjing, que parte na terça-feira para a capital portuguesa, indicou a mesma fonte.

PUB

Conforme previsto no contrato com o Estado português, a CTG já pagou cerca de 600 milhões de euros e, até junho, deverá pagar mais 2,1 mil milhões de euros pela compra de 21,35 por cento do capital da EDP, tornando-se o maior acionista da empresa.

O segundo pagamento, e consequente passagem das respetivas ações para o nome da CTG, encerra a privatização da EDP, disputada também pelas empresas brasileiras Eletrobras e Ceming e a alemã E-On.

«Espero que se inicie agora um processo de cooperação com benefícios mútuos. Na sua fase atual, a EDP necessita de um parceiro estratégico com as características da China Three Gorges», disse, em Pequim, o administrador executivo da elétrica portuguesa responsável pela parceria com a CTG, João Marques da Cruz.

Fundada pelo Governo chinês em 1993, para construir e gerir o maior complexo hidroelétrico do mundo, a barragem das Três Gargantas, no rio Yangtze, a CTG é considerada uma das principais empresas da China na área das energias renováveis e está envolvida em projetos hidroelétricos em 26 países.

PUB

Relacionados

Últimas