Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estado espera recuperar parte do dinheiro gasto com BPN

Relacionados

Secretária de Estado do Tesouro diz que ainda pode ser recuperada uma «parte significativa» dos 2,4 mil milhões de euros de imparidades do BPN

O Governo acredita que o Estado ainda pode recuperar «parte significativa» dos 2,4 mil milhões de euros de imparidades do BPN com que ficou o Estado.

«A nossa expectativa é que será recuperado para os contribuintes o montante líquido das imparidades transferidas para as sociedades» que estão a gerir os activos do BPN, disse Maria Luís Albuquerque na Comissão de Orçamento e Finanças, citada pela Lusa.

PUB

A responsável disse mesmo que o Governo espera que «uma parte significativa dos 2,4 mil milhões serão ainda recuperados», o que poderá ser feito através de meios como alienação de imóveis ou a recuperação de créditos.

«No limite», disse a governante, o Estado pode mesmo conseguir «a totalidade» destes 2,4 mil milhões de euros.

Para fazer a gestão destes activos, Maria Luís avançou que «há trabalhadores que ainda estão no BPN que vão fazer esse trabalho», ficando então a trabalhar para o Estado.

Em resposta a perguntas de deputados, que consideraram que havia mais soluções do que a opção pela compra pelo BIC por 40 milhões de euros, a secretária de Estado disse que a alternativa era a liquidação, que custaria ao Estado 1,5 mil milhões de euros.

«Concluído este processo significa que vai parar a fuga de depósitos, a acumulação de prejuízos do BPN e ficam estancadas as perdas para os contribuintes», explicou.

PUB

Relacionados

Últimas