Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ex-Scut: estadia em hotel dá direito a vale para portagens

Relacionados

Medida visa fazer face aos «entraves criados pelo Governo» no que diz respeito ao pagamento das ex-SCUT

A rede de hotéis IMB Natura, na Beira Interior, está a oferecer um vale no valor aproximado das portagens nas autoestradas, a descontar numa segunda estadia, explicou esta segunda-feira o administrador do grupo, Luís Veiga.

O vale de 30 euros «corresponde a um gasto médio com portagens» nas antigas autoestradas SCUT para quem quer visitar a Guarda ou Covilhã, concelhos onde estão situados os hotéis do grupo, referiu.

PUB

A partir de determinado consumo mínimo por quarto, diferente em cada unidade, é entregue o vale «que pode ser descontado numa próxima estadia», explicou Luís Veiga à agência Lusa».

O administrador, que lidera o movimento Empresários pela Subsistência do Interior, de luta contra a cobrança nas SCUT, aponta a medida como «uma forma de estimular a procura pelo destino Serra da Estrela, face aos entraves criados pelo Governo, não só com as portagens mas também com o aumento do IVA». Para Luís Veiga, «é uma política desajustada que prejudica a Região Centro».

Espanhóis também estão contra novo sistema de pagamento

Luís Veiga compara ainda as decisões tomadas em Portugal com aquelas que o Governo espanhol pretende levar para a frente. O administrador sublinha a discussão em curso em Espanha, que coloca «a possibilidade de baixar o IVA, que na hotelaria é de oito por cento, para tornar o sector mais competitivo, enquanto em Portugal os impostos aumentam».

Mesmo no que respeita à colocação de portagens, o empresário diz ter ouvido «muitas dúvidas dos espanhóis em relação ao sistema de pagamento».

Houve quem dissesse «que mais valia os portugueses colocarem um cartaz na fronteira dizendo para Espanha: não vos queremos cá», numa alusão à forma pouco prática de cobrança e à falta de informação.

Outras queixas foram deixadas por agências de viagens, cujas viagens com grupos «se tornam mais caras, seja em autocarro ou minibus, devido às portagens que têm que pagar».

PUB

Relacionados

Últimas