Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fábricas portuguesas produzem mais 3,4% em Junho

Relacionados

Produção industrial sobe 2,5% no segundo trimestre face ao homólogo

A produção industrial portuguesa cresceu 3,4% em Junho face ao homólogo. Já em Maio o crescimento tinha sido igual, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Todos os Grandes Agrupamentos Industriais ajudaram ao aumento, destacando-se o de Bens Intermédios, com uma homóloga de 7,7%. O agrupamento de Bens de Investimento passou de uma taxa de queda de 1,7%, em Maio, para uma subida de 1,2% em Junho. O agrupamento de Bens de Consumo abrandou mas continuou a crescer: 0,5% face aos anteriores 2,2%.

PUB

Evidenciando o seu peso no índice agregado, a secção das Indústrias Transformadoras deu a maior ajuda ao índice ao aumentar 4,5%. A secção de Electricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio apresentou uma quebra de 4,2%, enquanto que na secção das Indústrias Extractivas a produção disparou 14,8%.

Em termos mensais, a produção das fábricas caiu 0,5% face a Maio, depois de ter subido 1,2% naquele mês. O agrupamento de Energia caiu 3,6%, o de Bens de Investimento recuou 3,2% e os Bens Intermédios foram os únicos a aumentar 1,3%.

As secções das Indústrias Extractivas e das Indústrias Transformadoras apresentaram avanços mensais de, respectivamente, 15,1% e 0,2%, enquanto que a secção de Electricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio registou uma redução de 6,9%.

Com os dados de Junho ficam completos os dados relativos ao 2º trimestre do ano. No conjunto dos três meses, a produção industrial subiu 2,5% face ao homólogo com os Bens Intermédios a aumentarem 6,6% e os Bens de Investimento a recuarem 1,2%.

A secção das Indústrias Transformadoras apresentou um crescimento de 2,9% (abrandou face aos 5,9% do 1º trimestre) e a Electricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Fio aumentou 0,5%. A secção das Indústrias Extractivas passou de uma descida de 26,9%, no trimestre precedente para uma quebra de apenas 0,1% no 2º trimestre de 2010.

PUB

Relacionados

Últimas