Já fez LIKE no TVI Notícias?

Galp: novo poço de petróleo em Tupi tem «potencial»

Relacionados

Consórcio formado pela Petrobras, BG Group e Galp Energia estima que os reservatórios daquela região brasileira possam fornecer entre 5 a 8 mil milhões de barris de petróleo

Está confirmado «potencial» de um poço de petróleo em Tupi. O consórcio formado pela Petrobras, BG Group e Galp Energia revelou, em comunicado, o sucesso da perfuração efectuada nos reservatórios do pré-sal, naquela região brasileira.

«A exploração do bloco BM-S-11, em águas profundas da Bacia de Santos» avança com esta nova descoberta no poço informalmente conhecido como Tupi OW, a cerca de 270 km da costa do Rio de Janeiro.

PUB

O processo teve em conta «amostragens de petróleo leve (cerca de 25º API) por teste a cabo, em reservatórios localizados em profundidades maiores do que as constatadas pelos poços perfurados anteriormente», explica a Galp Energia.

As estimativas são animadoras: há um potencial de 5 a 8 mil milhões de barris de óleo leve e gás natural recuperáveis naqueles reservatórios.

Para os próximos tempos estão previstas «actividades e investimentos» já «previstos no Plano de Avaliação aprovado pela ANP que prevê a perfuração de outros poços, até à declaração de comercialidade, prevista para Dezembro de 2010», refere o mesmo comunicado.

A Galp Energia detém uma participação de 10% no consórcio que explora o BM-S-11. Já a Petrobras (operadora) possui 65% dessa exploração e a BG Group 25%.

Ainda na mesma bacia, a Galp Energia entra noutros três blocos: BM-S-8 (14%), BM-S-21 (20%) e BM-S-24 (20%).

As acções da Galp Energia perdem 0,76% para os 13,00 euros.

PUB

Relacionados

Últimas