Já fez LIKE no TVI Notícias?

Galp prevê aumentar dividendos 20% ao ano até 2016

Investimento vai atingir os mil milhões este ano

A Galp Energia prevê aumentar o dividendo a distribuir aos acionistas 20% ao ano entre 2012 e 2016, revela o documento estratégico divulgado no seu «Capital Markets Day».

A petrolífera, que tem pago um dividendo unitário de 20 cêntimos, deverá assim aumentar o valor para 24 cêntimos no dividendo relativo a este ano, se a proposta vier a merecer o OK da assembleia-geral de acionistas.

PUB

Segundo o documento, «o aumento de capital da Petrogal Brasil veio dotar a Galp Energia de uma estrutura de capital sólida com um rácio de dívida líquida sobre capitais próprios que permanecerá abaixo dos 30%».

Esta nova política de dividendos «sinaliza a confiança na solidez do projeto hoje apresentado», refere o mesmo documento.

A Galp prevê um investimento superior a 1.000 milhões de euros em 2012 e de 1.200 milhões por ano de 2013 a 2016. O dinheiro será aplicado sobretudo «na exploração e produção, nas áreas chave do eixo do Atlântico Sul, Brasil e Angola e da África Oriental, nomeadamente Moçambique».

A partir 2012, os resultados da Galp contam com a ajuda do desenvolvimento dos campos Lula e Cernambi, na bacia de Santos, Brasil, e do impacto positivo dos investimentos nas refinarias de Sines e Matosinhos. Isto «permitirá sustentar uma nova política de dividendos, que passa por um aumento do dividendo de forma consistente ao longo dos anos», explica.

No que toca a previsões para 2012, a Galp espera um EBITDA entre 900 e 1.100 euros.

PUB

Últimas