Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gaspar: «Portugal é exemplo a não seguir»

Relacionados

Ministro considera que políticas expansionistas, baseadas no investimento público, não resultam

O ministro das Finanças está em Washington, onde disse que Portugal deve servir como um exemplo a não seguir.

Vítor Gaspar defendeu que o passado do país é a prova de que as políticas expansionistas, baseadas no investimento público, não resultam.

PUB

Numa conferência citada pelo «Wall Street Journal», o ministro garantiu também que os grupos mais vulneráveis da população não são afetados pelas políticas de austeridade.

Gaspar diz que em Portugal as pessoas estão dispostas a trabalhar mais, para que o programa de ajustamento tenha sucesso.

E diz que um dos elementos do sucesso são as excepções para proteger os mais desfavorecidos das medidas de contenção na segurança social e na saúde.

O chefe da pasta da pasta mais crítica do país considerou ainda que os cortes na despesa são preferíveis ao aumento de impostos, porque não afetam o crescimento económico. Assim, é necessário um nível baixo de tributação «para proporcionar incentivos certos ao crescimento».

Gaspar acrescentou ainda que Portugal está protegido, a curto prazo, das oscilações dos mercados pelo programa de assistência financeira e que as exportações estão a ser a alavanca da economia.

Também ontem, lá fora, mas no Financial Times, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho escreveu um artigo de opinião dizendo que «Portugal vai provar aos céticos que estão errados».

PUB

Relacionados

Últimas