Já fez LIKE no TVI Notícias?

General Motors pode encerrar 2 fábricas da Opel na Alemanha

Relacionados

Em causa está o apoio solicitado há um mês pela empresa norte-americana

A General Motors (GM) poderá encerrar duas das suas quatro fábricas da Opel na Alemanha, caso Berlim recuse o apoio solicitado há um mês pela empresa norte-americana, alertou hoje um representante dos trabalhadores.

«Se [o apoio financeiro] for rejeitado, a General Motors poderá reestruturar a empresa de acordo com as suas políticas internas», referiu hoje Klaus Franz, representante dos funcionários, citado pela agência noticiosa France Press, avança a Lusa.

PUB

Klaus Franz admitiu «temer o encerramento de, pelo menos, duas fábricas da Opel alemã».

A Opel, que inclui a Vauxhall no Reino Unido, emprega cerca de 25 mil pessoas - metade do total europeu - em quatro fábricas na Alemanha.

Entretanto, um porta-voz da Opel disse estar «confiante na obtenção de garantias» por parte do governo de Berlim para a cedência de um empréstimo.

Em causa está a redução de oito mil postos de trabalho, num total de 50 mil trabalhadores.

A GM pediu aos governos europeus 1,8 mil milhões de euros destinados a apoiar o financiamento de um programa de reestruturação da Opel, incluindo mil milhões de euros à Alemanha.

No entanto, o ministro alemão da Economia, Rainer Bruederle, disse estar «muito céptico» quanto ao apoio financeiro pedido pela GM.

Numa altura em que a GM demonstra uma recuperação, tendo agora apresentado resultados positivos no primeiro trimestre de 2010 (o primeiro resultado positivo dos últimos três anos), o governo alemão entende que a empresa pode financiar-se a si própria.

Em 2009, a Alemanha estava disposta a ajudar a Opel caso a GM vendesse a empresa canadiana de peças de automóveis Magna e a russa Sberbank, mas o ¿gigante¿ norte-americano recuou no negócio em Outubro.

PUB

Relacionados

Últimas