Já fez LIKE no TVI Notícias?

Google eBooks: maior livraria digital do mundo já abriu

Plataforma tem três milhões de títulos disponíveis. Europa tem de esperar até ao ano que vem para aceder à plataforma

Foi anunciado na semana passada que a Google iria lançar ainda este ano uma livraria digital e já com alguns meses de atraso em relação ao previsto. Não se esperava é que fosse já esta segunda-feira.

Mas foi isso mesmo que aconteceu: a até agora designada por Google Editions foi baptizada como Google eBooks e acaba de chegar ao mercado norte-americano. Mas a Europa ainda vai ter de esperar até ao primeiro semestre do ano que vem para conhecer os mais de três milhões de títulos disponíveis.

PUB

Agora os norte-americanos já podem ter acesso a um catálogo de livros em sistema aberto, isto é, depois de comprados na loja Google eBookstore ou através de qualquer um dos livreiros parceiros da Google, poderão ser descarregados. E o melhor de tudo é que o download pode ser feito no computador, no telemóvel, na televisão ou num leitor de livros.

Encontre a biblioteca na «nuvem»

Esta plataforma digital é um serviço que a Google oferece na «nuvem», ou seja, está alojado nas bases de dados da empresa. Os interessados poderão aceder aos seus ebooks num espaço idêntico ao Gmail, utilizando uma conta Google gratuita, com password protegida e uma capacidade de armazenamento ilimitada para estes suportes.

No computador, os livros poderão ser lidos com a ajuda do Google eBooks Web Reader e, nos telemóveis e tablets, através das Google Books apps - aplicações gratuitas que funcionam em dispositivos Android e iOS, da Apple, e que podem ser portáteis -, netbooks, tablets, smartphones e até mesmo e-readers de formato aberto.

PUB

Personalize os livros à sua medida

Desde clássicos a best-sellers modernos, a maioria dos livros permite aos utilizadores a escolha do tipo e tamanho de letra, o espaçamento de linhas e o modo de leitura (dia ou noite), segundo a Lusa. É possível ainda memorizar a página em que suspenderam a leitura e o sistema voltará a ela quando se ligarem novamente, independentemente do dispositivo a partir do qual o façam.

O Google eBooks pretende fazer tremer o domínio detido pela Amazon no mercado do livro electrónico (65%). Ou seja, quer destronar o popular leitor de livros electrónicos Kindle.

Conheça os «rivais» aqui

PUB

Últimas