Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jovens e idosos: os carros mais indicados

Estes são dois grupos etários com mais propensão para acidentes de viação. Daí que mais vale prevenir e escolher carros seguros

Jovens e idosos constituem os grupos etários com mais probabilidade de vir a sofrer um acidente de viação. Por isso, mais vale prevenir e escolher carros não a pensar no acelerador, mas sim na segurança.

De uma lista onde surgem os Forrester Suburu, o Hyundai Azera, o Honda Accord ou o Mazda 3 destacados na edição de Setembro da Consumer Reports, o director da revista aconselhou os dois últimos para os condutores mais jovens, em entrevista à CBS News.

PUB

Isto porque são carros com tecnologia avançada em termos de controlo electrónico de estabilidade, já que possuem, por exemplo, um sistema de travagem das rodas, no caso de o carro começar a desviar-se da estrada.

«É a melhor característica de segurança desde os cintos de segurança». O Honda Accord e o Mazda 3 são carros com airbags sólidos e não muito potentes, já que «não queremos dar-lhes» [aos jovens] muita velocidade.

Mas os conselhos não se ficam por aqui: nada de os pais caírem na armadilha de darem aos filhos o carro velho lá de casa. Isto porque estes veículos normalmente não vêm apetrechados com todos os requisitos de segurança. E entre eles está o controlo electrónico de estabilidade.

Já no que toca aos idosos, o importante é que os carros sejam amplos e de fácil acesso, tenham boa visibilidade e permitam posições de condução e bancos baixos. A condução tornar-se-á certamente mais fácil e cómoda para os mais velhos.

PUB

Últimas