Já fez LIKE no TVI Notícias?

Juncker: «Penso que Portugal não vai pedir ajuda»

Presidente do Eurogrupo admite no entanto que situação do país «é muito complicada»

O presidente do Eurogrupo não está à espera que Portugal peça ajuda externa para resolver o problema das contas púlicas do país.

«Penso que Portugal não vai apresentar um pedido de assistência financeira», disse Jean-Claude Juncker à rádio alemã Deutschlandfunk, citado pela Reuters.

PUB

No entanto, o responsável admite que «a situação em Portugal é muito complicada», embora «nada sugira que o país vá efectuar algum pedido em breve».

No entanto, «se o governo português vier pedir ajuda, os mecanismos do fundo europeu estão prontos para actuar», afirmou.

Juncker avisou que «não nos cabe a nós pedir a Portugal para solicitar apoio». Isso «é uma matéria que diz respeito ao Governo português», rematou o presidente do Eurogrupo, que tem deixado repetidos avisos a Portugal nos últimos dias.

Ainda antes de o Programa de Estabilidade e Crescimento ser chumbado, o responsável alertou que se o Parlamento português rejeitasse o pacote de austeridade, teria de fazer outro.

E já na quinta-feira, dia em que arrancou a cimeira europeia, Juncker aconselhou o país a «continuar a fazer o trabalho de casa».

[Notícia actualizada às 8h56 com mais declarações]

PUB

Últimas