Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lucro da EDP Renováveis sobe 28%

Relacionados

Resultado atribuível aos acionistas subiu 26%

O lucro da EDP Renováveis aumentou 28% nos três primeiros meses deste ano, com a empresa a apresentar um resultado líquido do exercício de 65,4 milhões de euros.

No primeiro trimestre de 2011, a empresa tinha lucrado 51,1 milhões.

PUB

Já o resultado atribuível aos acionistas da companhia que tem a EDP como casa mãe subiu 26% para 62,2 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis revela ainda que as receitas cresceram 22%, «superando o crescimento da produção, dado a subida sustentada do

preço médio de venda», que subiu, de resto, subiu 4% «para €60/MWh, beneficiando da subida dos preços na Europa

(+9% vs. 1T11), de maiores preços no Brasil (+5% vs. 1T11) e da estabilidade de preços nos EUA».

O EBITDA, isto é, o resultado antes de impostos, amortizações e depreciações, aumentou 20% até março, «na sequência do aumento dos custos operacionais em 11% (abaixo do ritmo de crescimento operacional) e da queda de 9 milhões de euros de outros proveitos operacionais, resultando numa margem EBITDA de 76%», lê-se ainda no comunicado.

Quanto à produção de eletricidade, ela aumentou 18% face ao período homólogo para 5,2 TWh, «dado o crescimento da capacidade instalada ao longo dos últimos 12 meses (+619 MW) conjugado com a evolução favorável do fator de utilização para 34% (+1pp vs. 1T11 com forte recurso eólico nos EUA a

PUB

compensar o menor factor de utilização na Europa)».

A dívida líquida da empresa era, no final de março, de 3,5 mil milhões de euros, acusando uma subida de 175 milhões face ao final de dezembro de 2011, decorrente do «pagamento a fornecedores de ativos fixos tangíveis associados a ativos já contabilizados em períodos anteriores».

Nota ainda para o facto de João Marques da Cruz, acionista da EDP Renováveis, ir ocupar um lugar no conselho de administração da empresa, depois da saída de Ana Maria Fernandes, antiga presidente executiva.

A EDP esclareceu, noutro comunicado, que, «para preencher o lugar vago, o conselho de administração da EDP Renováveis [...] cooptou João Marques da Cruz, acionista da EDP Renováveis, para membro do dito conselho até à próxima assembleia-geral de acionistas».

PUB

Relacionados

Últimas