Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lucro da Sonaecom terá caído 28 por cento

Difícil contexto económico terá prejudicado contas, acreditam os analistas. Resultados divulgados quarta-feira

O lucro da Sonaecom deverá ter recuado 28 por cento no quarto trimestre do ano passado, face a igual período de 2010, para 8,1 milhões de euros, segundo a média das estimativas dos analistas contactados pela Lusa.

A dona da Optimus e do jornal «Público» apresenta os resultados do trimestre e anuais na quarta-feira, após o fecho do mercado, segundo fonte oficial da holding.

PUB

A Caixa BI é a casa de investimento que avança com a previsão mais baixa do resultado líquido, de 6 milhões de euros, enquanto a melhor estimativa foi indicada pelo BPI, que aponta 15,4 milhões de euros de lucros.

«O resultado líquido da Sonaecom deverá ficar nos 6 milhões de euros no quarto trimestre, menos 47,6 por cento que há um ano atrás, devido à imparidade de cerca de 5 milhões de euros relacionada com o «Público», que será registada neste trimestre, de acordo com informação fornecida pela empresa», refere a Caixa BI na análise.

Já em termos anuais, as quatro casas de investimento contactadas pela Lusa - BPI, Caixa BI, Espírito Santo Research e Millennium BCP - apontam para um lucro médio de 65,5 milhões de euros em 2011, uma subida de 58 por cento face a 2010.

No quarto trimestre, as vendas deverão ter recuado mais de 10 por cento, para 211 milhões de euros, enquanto o resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA) deverá subido cerca de 4 por cento, para uma média de 47,1 milhões de euros.

PUB

«Os resultados do quarto trimestre da Sonaecom deverão ser os primeiros onde as difíceis condições macroeconómicas começam a afetar a parte financeira da empresa», nomeadamente nas receitas, refere a Caixa BI.

Já o analista da Espírito Santo Research disse esperar uma «significativa deterioração das receitas», com uma quebra nos serviços móveis de 3,4 por cento no trimestre.

No entanto, adianta, «a eficiente estrutura de custos da Sonaecom e as baixas despesas comerciais, associada a uma menor venda de equipamentos deverá permitir um aumento de 6,9 por cento do EBITDA».

PUB

Últimas