«Venez comme vous êtes» ou «Venha exactamente como é». Esta máxima guiou a McDonald's na elaboração de um anúncio a pensar nos consumidores homossexuais. Apenas a passar nos ecrãs franceses, pelo menos para já, esta campanha publicitária pretende ser um retrato fiel, sem preconceitos, das sociedades actuais.
Enquanto um adolescente gay está à espera que o pai faça o pedido ao balcão da cadeia de fast food, o seu telemóvel toca. Do outro lado, está o seu namorado, a quem confessa ter saudades, olhando para a fotografia de turma que tem em mãos.
PUB
O jovem apressa-se depois a desligar o telemóvel, porque o pai está a regressar à mesa com o almoço. O pai repara na fotografia e diz que também na idade dele parecia uma «ladies-man», ou seja, «um garanhão».
O anúncio que termina com a moral «Come as you are» está a despertar reacções um pouco por todo o mundo. Boas e más.
Há quem questione a lógica que está por detrás do anúncio, mas também quem pense que é apenas «uma representação realista e refrescante de um jovem» que «não está angustiado e que controla a sua vida, mesmo quando enfrenta o maior problema de todos os jovens gay: Quando é que digo ao meu pai?», explicou o porta-voz da Coligação Australiana para a Igualdade, citado pelo «Sidney Morning Herald». Um anúncio que, garante, mostra que «ser gay é apenas uma outra parte da vida».
Não se sabe se a campanha vai chegar a outros países, porque cada um dos mercados onde a marca McDonald's está presente é que coordena os próprios anúncios de publicidade e marketing.
PUB