Já fez LIKE no TVI Notícias?

Media: menos publicidade não afecta circulação de jornais

Relacionados

Circulação de jornais manteve-se estável ou até aumentou na maioria dos países. Existem quase 12.500 jornais em todo o mundo

O sector dos media tem sofrido uma quebra nas receitas publicitárias, mas nem por isso a circulação de jornais tem sido afectada.

O «World Press Trends», um relatório anual da Associação Mundial de Jornais (WAN) que reúne dados de todos os 233 países e territórios onde são publicados jornais, revelou números optimistas em relação a 2009: «na maioria dos países (61%) a circulação manteve-se estável ou aumentou» no último ano, pese embora a queda de 17% do investimento publicitário.

PUB

No total, a circulação de jornais caiu 0,8% no ano passado, mas permanece em alta considerando os números dos últimos cinco anos, refere o relatório, citado pela agência Lusa.

Mas se o investimento publicitário caiu 17% no ano passado, os analistas da WAN prevêem que cresça 3,5% este ano.

Foram os jornais da América do Norte os que sentiram maiores quebras: no total perderam 25% das suas receitas com publicidade no ano passado. Uma percentagem bem diferente da registada nos jornais da América Latina (com um recuo de 2,9%).

Quase 12.500 jornais em todo o mundo

Se o sector dos media entrou em declínio, sobretudo no que toca à imprensa escrita, os números trazem consigo algum optimismo: o número de jornais cresceu 1,7% entre 2008 e 2009. Contas feitas, existem actualmente 12.477 jornais em todo o mundo.

Publicidade não é engolida pela Internet

O mesmo relatório diz que as receitas da publicidade na Internet não vão substituir os anúncios nos meios tradicionais. Para a WAN há que encontrar um novo modelo de negócio para garantir a sobrevivência dos meios na Internet.

As tecnologias móveis de informação, sobretudo o uso de Internet no telemóvel, parecem mais promissoras a nível publicitário do que a Internet convencional. É que o móvel garante um elevado grau de penetração junto dos utilizadores.

PUB

Relacionados

Últimas