Já fez LIKE no TVI Notícias?

Merkel: «Estou grata a Sócrates»

Relacionados

Chanceler alemã elogia trabalho do primeiro-ministro agora demissionário e medidas de «longo alcance»

Depois da demissão de Sócrates, na sequência do chumbo do PEC, as reacções: a chanceler alemã Angela Merkel já veio dizer esta quinta-feira que está «grata» ao primeiro-ministro português pelo trabalho feito na consolidação das contas públicas e lamentou que as novas medidas de austeridade não tenham sido viabilizadas pelo Parlamento.

«Estou grata a Sócrates» por tomar a responsabilidade das contas públicas do seu país, disse Angela Merkel, segundo a a agência de informação financeira Bloomberg.

PUB

A líder alemã lembrou que as novas medidas tomadas pelo Governo português para reduzir o défice orçamental foram de «longo alcance» e apoiadas pelo Banco Central Europeu (BCE) e pela União Europeia.

Para Angela Merkel, Sócrates esteve «correcto» e foi «corajoso» em levar as novas medidas de austeridade ao Parlamento português para votação, cita a Lusa.

O primeiro-ministro agora demissionário vai estar hoje em Bruxelas, numa cimeira em que Portugal vai estar debaixo de todos os holofotes. As decisões sobre a flexibilização do fundo de estabilização europeu foram adiadas para Junho, o que penaliza ainda mais a confiança dos mercados, prolonga a crise do euro e pode ter repercussões negativas para Portugal que poderá ter de recorrer à ajuda do FMI.

Entretanto, antes da realização da cimeira, o líder do PSD encontrar-se-á com Angela Merkel na reunião do Partido Popular Europeu, do qual ambas as famílias partidárias fazem parte. Pedro Passos Coelho terá a oportunidade de dizer à chanceler alemã o que fará se chegar ao Governo.

PUB

Relacionados

Últimas