Já fez LIKE no TVI Notícias?

Montepio explica hoje contornos da compra do Finibanco

Relacionados

Banco lançou oferta pública de aquisição sobre instituição liderada por Humberto Costa Leite na passada sexta-feira, propondo 1,95 euros por acção. Operação, a realizar-se, ascenderá a 341,25 milhões de euros

O Montepio Geral explicar esta segunda-feira as condições em que está disposto a comprar o Finibanco. O banco expressou na passada sexta-feira a intenção de avançar com esta operação.

Nesse mesmo dia, o Montepio anunciou o lançamento de oferta pública de aquisição (OPA) sobre o Finibanco, oferecendo 1,95 euros por acção, num total de 341,25 milhões, condicionando a oferta à compra de pelo menos 75% do capital.

PUB

«A oferta ficará subordinada à aquisição pela oferente [Montepio] de um número de acções que representem pelo menos 75 por cento dos direitos de voto da sociedade visada [Finibanco]», afirmou o banco, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A proposta de 1,95 euros por acção faz com que o Montepio ofereça aos accionistas um prémio superior a 30% face ao valor a que foram suspensas no mercado, na quinta-feira, num total de 341,25 milhões de euros.

No documento enviado ao organismo regulador, o Montepio realça que a compra do Finibanco permitirá, «no quadro do plano estratégico aprovado pelos órgãos sociais competentes, consolidar as actividades e as operações das subsidiárias nas respectivas actividades, operações e redes do Montepio».

As acções do Finibanco estavam suspensas desde quinta-feira, no cumprimento de uma deliberação CMVM. O regulador decidiu suspender as negociações «até à divulgação de informação relevante sobre o emitente».

PUB

Relacionados

Últimas