Já fez LIKE no TVI Notícias?

Moody's ameaça pôr Grécia no «lixo» e cortar rating português

Relacionados

Agência de notação financeira revelou que «é provável» baixar a classificação da dívida portuguesa. E dívida grega pode estar em «maus lençóis»

Há um novo alerta da Moody's sobre o rating de Portugal e da Grécia. A agência de notação financeira avisou esta segunda-feira que o corte da classificação da dívida portuguesa é «provável» e que a Grécia pode mesmo esperar cair para o nível junk, ou seja, «lixo».

«Estamos a dar o passo incomum ao fornecer mais informações sobre o momento e o alcance das nossas acções da próxima classificação», declarou a Moody's, citada pela agência Reuters.

PUB

Portugal continua assim sob a mira da agência de notação financeira. A classificação «Aa2» pode vir a cair para «Aa3», mas nem a hipótese da nota «A1» é colocada de parte. A pesar sobre a decisão da Moody's está a relação entre o ajuste fiscal, o maior custo de financiamento e as frágeis previsões de crescimento da economia.

Moody`s: «Mesmo com corte será um bom rating»

No que diz respeito à ainda «tragédia grega» o cenário é pior. A revisão da classificação grega de «A3» pode passar até «Baa», nas próximas quatro semanas. Além disso, é possível que a sua dívida se mantenha abaixo do «investment grade».

E embora a dívida da Grécia atinja grandes proporções, não é, pelo menos para já, insuportável. Certo é que o corte de rating será «muito doloroso», tal como as perspectivas económicas a curto prazo que são «realmente tristes», declarou a Moody's, citada pelo «Invertia».

PUB

A agência de notação financeira colocou de parte a hipótese de Espanha e Itália verem as suas classificações ameaçadas. Mesmo apesar de parecerem afectadas pelo «contágio dos mercados», não prevê que estas economias sejam alvo de «nenhuma medida neste sentido a curto prazo».

A Moody's já tinha ameaçado cortar o rating da dívida portuguesa na semana passada, o que provocou uma queda abrupta na bolsa nacional. O PSI20 derrapou também quando a a Standard & Poor's (S&P) anunciou um corte do rating da dívida pública portuguesa, de «A+» para «A-». No caso da Grécia, quando a Standard & Poor's colocou as obrigações gregas no nível «junk», os mercados afundaram.

Neste arranque de semana, as bolsas europeias acordaram e fecharam o dia animadas com o plano de ajuda à Zona Euro acordado ontem em Bruxelas. O PSI20 encerrou a sessão a disparar 10,73%. Amanhã ver-se-á se a tendência verde é para manter ou se, pelo contrário, os mercados se sentirão intimidados pela Moody's.

[Notícia actualizada]

PUB

Relacionados

Últimas