Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nokia à beira de uma crise. Porquê?

Relacionados

Fabricante finlandesa está com uma crise de criatividade e não consegue gerar produtos que concorram com o iPhone e com o Android

A Nokia está à beira de uma crise, avisou o presidente executivo numa nota enviada aos trabalhadores. A razão é simples: a empresa foi «apanhada desprevenida pelo sucesso do Android, sistema operativo da Google, e do iPhone da Apple» e não conseguiu lançar produtos que conseguissem competir com eles. Por isso, está a perder quota de mercado.

Stephen Elop descreve a situação como se a empresa finlandesa pisasse uma «plataforma em brasa», cercada por concorrentes inovadores, que lhe estão a roubar quota de mercado.

PUB

«O primeiro iPhone saiu em 2007 e, até agora, nós ainda não conseguimos criar nada que se aproxime», exemplifica, citado pela BBC.

Já o Android, que chegou há cerca de dois anos, destronou esta semana a Nokia em volume de smartphones. Uma realidade que o presidente classifica de «inacreditável». A quota de mercado da Nokia neste segmento caiu de 38% em 2009 para 28% em 2010. Uma queda de 10 pontos percentuais num ano, segundo os dados do IDC.

Na nota enviada aos trabalhadores Elop sugere ainda que a Nokia está a ser «espremida» para a ponta mais baixa do mercado, onde estão outro tipo de aparelhos que não os smartphones, pelos fabricantes chineses. «Eles são rápidos, eles são baratos e eles estão a desafiar-nos», escreveu.

PUB

Relacionados

Últimas