Já fez LIKE no TVI Notícias?

O que mudou para a Galp baixar os preços?

Galp abriu recentemente primeiro posto de combustível de baixo custo. PSD solicitou audição parlamentar do presidente da Autoridade da Concorrência para obter explicações

«O que mudou» para a Galp baixar os preços dos combustíveis, de uma hora para a outra, com o primeiro posto de uma futura rede low cost? É o que quer saber o PSD, que solicitou esta quinta-feira» uma audição parlamentar do presidente da Autoridade da Concorrência para obter explicações.

«Sem nos querermos imiscuir em nenhuma estratégia comercial de qualquer companhia, o que queremos é saber porque é que agora é possível baixar os preços, se há muito tempo ouvimos, quer o presidente da Autoridade da Concorrência, quer outras entidades, nomeadamente o Governo, dizer que não há condições para a baixa de preços», disse à agência Lusa o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, Almeida Henriques.

PUB

Os sociais-democratas entregaram no Parlamento uma carta dirigida ao presidente da Comissão de Assuntos Económicos, o socialista António José Seguro, pedindo que o presidente da Autoridade da Concorrência, Manuel Sebastião, seja ouvido «com carácter de urgência» a propósito desta nova rede de postos com preços mais baixos anunciada pela Galp.

«Após esta audição, o PSD avaliará a possibilidade de solicitar a vinda do senhor ministro da Economia à comissão para ser ouvido sobre esta matéria», esclarece a mesma carta.

Porquê agora?

«O próprio presidente do ACP (Automóvel Clube de Portugal) alerta para esta situação, pondo em causa se, de facto, a Autoridade da Concorrência estará a fazer um acompanhamento devido da fixação dos preços e se está aqui a fazer a defesa correta dos consumidores», apontou Almeida Henriques.

Por isso, «a questão que nós queremos colocar é: O que é que mudou? Porque é que até aqui não foi possível baixar os preços dos combustíveis e agora a Galp, que é o principal operador do mercado, vem de modo próprio fazer esse abaixamento dos preços dos combustíveis?».

PUB

O PSD quer perceber também porque é que «quando há um abaixamento do preço do petróleo nos mercados internacionais, este não se reflecte no preço com a mesma celeridade» nos preços dos combustíveis do que quando há uma subida do preço do petróleo.

Combustíveis: há concorrência?

Galp abre guerra ao «hipers» com gasolina mais barata

PUB

Últimas