Já fez LIKE no TVI Notícias?

Oi passa de prejuízos a lucros recorde

Relacionados

Empresa de telecoms brasileira encerrou o primeiro semestre do ano com um lucros de 407 milhões de euros

A brasileira Oi encerrou o primeiro semestre do ano com um lucro de 940 milhões de reais (cerca de 407 milhões de euros), contra o resultado negativo registado no mesmo período do ano passado, revela esta quinta-feira a empresa em comunicado.

A receita líquida atingiu os 14,9 mil milhões de reais (6,45 mil milhões de euros), e o EBITDA (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciações e amortizações) consolidado cresceu 7,9%, para os 5,2 mil milhões de reais (2,25 mil milhões de euros).

PUB

Dívida é 2 vezes maior do que a da Vivo

Ao mesmo tempo, a dívida líquida da Oi, considerada pelos analistas com uma das maiores fragilidades da empresa, caiu quase um milhão de reais, para os 20,96 mil milhões de reais (9,07 mil milhões de euros).

Este montante é 2,4 vezes maior do que os débitos da Vivo, onde a PT detinha uma participação de 50% vendida esta semana à Telefónica. Este cálculo tem por base os balanços das duas operadoras divulgados esta semana.

Ainda assim, a Oi consegue marcar pontos noutras contas. Embora tenha uma dívida maior, a Oi também tem uma capacidade maior de pagamento. É que as suas receitas são 2,7 vezes superiores às da Vivo, no primeiro semestre deste ano.

«A Oi é uma empresa toda integrada» e «apesar do alto endividamento tem uma posição confortável com uma forte geração de caixa [tesouraria]», explicou à agência Lusa o analista Eduardo Roche, da corretora Modal.

PUB

Já os custos e despesas operacionais da Oi deslizaram 19%, face a Junho de 2009, para os 9,6 mil milhões de reais.

Investimentos de 354 milhões

Os investimentos somaram 818 milhões de reais (cerca de 354 milhões de euros) no semestre, dos quais 78% foram destinados a projectos de expansão dos serviços de telefonia móvel e de transmissão de dados em banda larga.

A empresa justifica estes resultados com «a performance operacional da companhia, traduzindo a estratégia de rentabilização da base de clientes, assim como o ganho de sinergias com a compra da Brasil Telecom e a redução de custos e despesas operacionais», como explicou o director de Finanças e Relações com Investidores da Oi, Alex Zornig.

A PT e a Oi chegaram a acordo esta semana para a entrada da operadora nacional no capital da brasileira. A PT vai comprar cerca de 22% da Oi, num investimento máximo de 3,7 mil milhões de euros. O processo deverá ficar finalizado em Março do próximo ano.

[Notícia actualizada às 11h32]

PUB

Relacionados

Últimas