Já fez LIKE no TVI Notícias?

Oprah: 25 anos depois, programa chega ao fim

Relacionados

Última emissão em Portugal está agendada só para Outubro ou Novembro

O programa de Oprah Winfrey sai do ar esta quarta-feira, depois de 25 anos nos ecrãs dos EUA.

O poder de comunicação de Oprah atingiu em cheio um produto português dando-lhe visibilidade mundial. Há quatro anos, a apresentadora norte-americana recomendou o sabonete Claus Porto, e choveram encomendas de todo o mundo.

PUB

Esta gama de sabonetes, da empresa portuguesa Ach Brito, tem ganho cada vez mais popularidade entre as estrelas norte americanas e Oprah incluiu-os no seu catálogo de Natal de 2007.

Negócio ganha asas graças à Oprah

A marca já se tinha lançado no mercado internacional, mas esta pequena referência feita por quem é considerada a mulher mais influente do mundo foi o trampolim para o reconhecimento. Os sabonetes são actualmente vendidos em 50 mercados.

Agora, quando comemora mais de duas décadas de programa, Oprah Winfrey decidiu na sua revista de Maio falar mais uma vez de alguns produtos que usa e gosta, entre os quais os sabonetes portugueses fabricados numa pequena empresa secular onde trabalham 50 pessoas.

Para José Fernandes, director-geral e administrador da empresa, do ponto de vista imediato esta escolha em 2007 foi excelente para a marca e a notoriedade de Oprah deu visibilidade a um produto que já estava no mercado norte americano.

Uma das características desta empresa, explicou à Lusa, é não fazer publicidade aos seus produtos, optando por outras estratégias menos dispendiosas mas que, assegura, com tempo vão dando consistência à marca «que concorre com gigantes».

PUB

O negócio cresceu de um ano para o outro cerca de 30%.

Com nova referência ao produto agora na revista da Oprah, o distribuidor americano reforçou a encomenda para o mercado dos EUA, onde são vendidos milhares de sabonetes, com receitas de mais de meio milhão de euros.

Segredo: vender «emoções» como a Oprah

Nascida em 1887, numa época em que os sabonetes e os perfumes estavam apenas ao alcance das classes sociais mais abastadas, a empresa tem tentado sobreviver no mercado com a concorrência de multinacionais e actualmente tem o que chama «uma situação financeira simpática, fruto do trabalho desenvolvido». No ano passado, esta companhia facturou mais de 4 milhões de euros.

Todos os negócios têm um segredo e, neste caso, um deles é que a empresa «não vende apenas sabonetes mas também emoções», tal como Oprah no seu programa.

Em dia de despedida dos EUA, o programa de Oprah pode continuar a ser visto em Portugal. No país dos sabonetes que a apresentadora mais gosta, a última emissão lugar só no segundo semestre deste ano, provavelmente pelos meses de Outubro ou Novembro.

PUB

Relacionados

Últimas