Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portuguesa vai desenvolver «espécie de Facebook»

Entre as semelhanças com a rede social mais famosa do mundo, destaca-se a possibilidade de comentar, fazer um «like» ou partilhar qualquer tipo de ficheiro

A tecnológica portuguesa Opensoft fez as malas rumo a Sillicon Valley (EUA) para desenvolver o projecto «Spreadd», uma espécie de «Facebook» para empresas que localiza automaticamente trabalhadores por áreas de interesse potenciando a partilha de conhecimentos.

A ideia do «Spreadd» surgiu há cerca de um ano, mas só há seis meses foi posta em prática dentro da Opensoft, apresentando semelhanças com a rede social «Facebook», ainda que com objectivos completamente diferentes.

PUB

«É uma base de dados que é alimentada com o que as pessoas fazem normalmente e as áreas em que costumam trabalhar e depois avisa automaticamente aqueles que também têm interesses idênticos», disse em entrevista à agência Lusa o presidente executivo da Opensoft, José Vilarinho.

Entre as semelhanças com a rede social mais famosa do mundo, destaca-se a possibilidade de comentar, fazer um «like» («gosto») ou partilhar qualquer tipo de ficheiro.

«O objectivo é juntar a informação de uma empresa e criar uma oportunidade de colaboração, partilha e interacção para permitir que empresas de alguma dimensão não percam produtividade por estarem dispersas» detalhou o coordenador do projecto Pedro Alves.

Em poucas palavras: «o Spreadd é um produto desenvolvido para empresas que junta as pessoas certas, à volta das actividades certas, no momento certo», diz Pedro Alves.

O caráter inovador e a sofisticação do produto levaram a incubadora tecnológica da Leadership Business Consulting, a GSI Accelerators (GSI ¿ Global Strategic Innovations), a escolher o «Spreadd» para ir para Sillicon Valley, local mundial de excelência na investigação em informática e tecnologia, até ao final do ano.

Com 50 colaboradores e uma facturação de 3,3 milhões de euros em 2010, face a 4 milhões de euros em 2009, a Opensoft apenas espera «alguma retoma» da economia portuguesa em finais de 2012, pelo que mercados como Angola e Moçambique são outras apostas. Fundada em 2001, a Opensoft desenvolveu projectos como o Portal das Finanças.

PUB

Últimas