Já fez LIKE no TVI Notícias?

Prejuízo do Bankia multiplica-se seis vezes

Perdas do grupo chegaram a 21.238 milhões de euros em 2012

O grupo espanhol BFA-Bankia, atualmente nacionalizado, registou prejuízos de 21.238 milhões de euros em 2012, seis vezes mais que em 2011, divulgou esta quinta-feira a entidade na Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV).

Desse valor, 19.193 milhões de euros correspondem à Bankia.

PUB

Os prejuízos foram provocados especialmente pelo amplo programa de provisões e saneamentos realizado pela entidade, cujos custos ascenderam a 26.845 milhões de euros, incluindo ajustes pela transferência de ativos para a SAREB, conhecida como «banco mau».

A entidade, que prevê entrar em rentabilidade ainda este ano, insiste que arranca 2013 com um balanço equilibrado e uma liquidez de mais de 40 mil milhões de euros, que permite cobrir os vencimentos de dívida dos próximos seis anos.

«Iniciámos 2013 com uma posição sólida: um balanço equilibrado, bons níveis de solvência e uma excelente situação de liquidez», refere o presidente da entidade, José Ignácio Goirigolzarri, citado pela Lusa.

«O nosso desafio agora é fazer do Bankia uma entidade rentável que permita devolver à sociedade o apoio que nos tem dado», sublinhou.

No início deste mês, a direção do banco nacionalizado e os sindicatos alcançaram um pré-acordo para o despedimento de 4.500 trabalhadores, com indemnizações de 30 dias por ano de trabalho até um máximo de 20.

Os 4.500 trabalhadores representam menos 400 do que o inicialmente previsto.

Além de reduzir o número de trabalhadores afetados pelo Expediente de Regulação de Emprego (ERE) - como são conhecidos os processos de despedimento coletivo em Espanha -, o pré-acordo melhora as condições das indemnizações.

PUB

Últimas