Já fez LIKE no TVI Notícias?

Privatização da ANA é «decisão criminosa», diz PCP

Relacionados

Comunistas consideram que está em risco a viabilidade de todo o setor aéreo nacional

O PCP considerou esta quinta-feira a privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, cujo modelo foi aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros, uma «decisão criminosa que deve ser derrotada».

«A privatização da ANA põe em risco a viabilidade de todo o setor aéreo nacional e contribui para a concentração monopolista do setor à escala europeia, num processo que, sendo favorável às grandes potências da União Europeia, degradaria ainda mais a soberania do país», sublinha o PCP, numa nota enviada às redações.

PUB

Os comunistas sublinham que a ANA «dá lucros de muitos milhões e o encaixe conjuntural com a privatização terá como contrapartida uma redução de receitas e um aumento de despesas no futuro», como sucedeu «com a privatização de outras empresas estratégicas, como a EDP ou a GALP, colocando o país a pagar rendas ao exterior por uma rede de infraestruturas nacional».

«A privatização representará uma intensificação do processo em curso de exploração dos trabalhadores do sector aéreo, com a pressão para a maximização dos lucros, a promoção da precariedade, da subcontratação, da desregulamentação e alargamento dos horários, a redução salarial e o ataque à contratação coletiva», concretiza o PCP.

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o processo de privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, «mediante a alienação das ações representativas de até 100 por cento» do capital social da empresa.

Aos trabalhadores da empresa ficarão destinados um máximo de 5 por cento das ações para os eventuais interessados na sua compra.

PUB

Relacionados

Últimas