Já fez LIKE no TVI Notícias?

Proibidos de beber cerveja fazem greve

Relacionados

Mais de mil funcionários iniciaram a paralisação

Podiam beber cerveja quando queriam, durante o horário de serviço, mas agora há novas regras: os trabalhadores só podem ingerir álcool à hora de almoço. Cerca de 800 funcionários da Carlsberg entraram em greve na passada quarta-feira e mais 250 alistaram-se ontem, em sinal de apoio.

«Temos de parar de trabalhar, porque a gerência da Carlsberg violou o acordo de negociação, mudando a política sem o nosso consentimento», disse o representante do sindicato dos trabalhadores do armazém da empresa, Dennis Onsvig, segundo o jornal «The Times».

PUB

A empresa justifica a medida, nas palavras de um porta-voz, Jens Bekke: «Pensamos que os tempos mudaram. Precisamos de uma política de álcool aceite pela sociedade».

Se antes os trabalhadores podiam beber cerveja, refrigerantes ou água, apenas com a condição de não ficarem embriagados, agora as cervejas deixaram de figurar nas prateleiras dos frigoríficos.

Também os motoristas encarregados da distribuição das cervejas apoiaram os colegas na paralisação, até porque também podiam levar três cervejas da cantina, para beber durante o serviço. Estes funcionários conseguiram ver os seus «direitos» salvaguardados. Mas agora vão estar submetidos a testes de alcoolemia antes de conduzirem os camiões.

As novas restrições às bebidas alcoólicas durante o trabalho vêm contrariar a tradição de beber cerveja na Dinamarca a toda a hora e em qualquer lugar.

PUB

Relacionados

Últimas