Já fez LIKE no TVI Notícias?

PT: analistas destacam resultados domésticos da PT

Relacionados

Apontam para resiliência do mercado residencial

Os analistas destacaram esta quinta-feira os resultados domésticos da Portugal Telecom (PT), com o Bernstein a sublinhar a resiliência do mercado residencial.

O lucro da PT caiu 40,9 por cento no primeiro semestre, relativamente a igual período de 2011, para 125,2 milhões de euros, enquanto que no segundo trimestre foi de 68,8 milhões de euros, menos 16,5 por cento que no período homólogo, mas ambos acima das estimativas dos analistas.

PUB

No semestre, as receitas operacionais em Portugal recuaram 5,8 por cento, para 1.358,5 milhões de euros, com o residencial a ser o único segmento a aumentar 4,9 por cento, para 339 milhões de euros.

Entre abril e junho, as receitas no mercado português recuaram 6,5 por cento, para 678,1 milhões de euros, com o residencial a subir 5,1 por cento, para 178,5 milhões de euros, e os segmentos pessoal e empresas a caírem 9 e 8,8 por cento, para 170,3 e 226,3 milhões de euros, respetivamente.

Segundo os analistas da Bernstein, citados pela Lusa, «a PT apresentou um bom desempenho no segmento residencial, enquanto os resultados da participada brasileira Oi ainda não demonstram «uma evidência real» estrutural na alteração do seu papel perante os desafios das comunicações no Brasil.

No negócio das comunicações em Portugal, «as perdas continuam a ser mínimas» e a operadora beneficia do desenvolvimento da fibra dos produtos de televisão paga, além da erosão dos pequenos concorrentes, adianta o analista.

PUB

«O crescimento do negócio de retalho residencial manteve-se impressionante no trimestre», considera.

Para os analistas do BBVA, «em casa a PT continua a combater o ciclo», destacando «a pequena surpresa na tendência» do negócio doméstico.

A nível do mercado interno, «enfatizamos que a Portugal Telecom está a fazer esforços notáveis» para travar os efeitos da crise económica e assumiu uma aposta na diferenciação da sua oferta.

Também os analistas da JP Morgan e o BPI destacam os resultados domésticos no segundo trimestre.

«A parte impressionante é o desempenho do negócio de televisão paga, ajudada pelo facto de só haver três canais gratuitos», apontam os analistas do Bank of Amarica Merril Lynch.

Para o Berenberg, o destaque também vai para os resultados domésticos, mas o negócio do Brasil, através da participada brasileira Oi, está sob pressão.

«As receitas domésticas não foram tão más como o esperado», enquanto o negócio móvel da Oi foi abaixo da expectativa.

O Millennium BCP fala em «desempenho estável no mercado doméstico».

PUB

Relacionados

Últimas