Já fez LIKE no TVI Notícias?

PT/Oi: regulador dá luz verde ao negócio, mas com exigências

Relacionados

Anatel concede «anuência prévia» à a compra de participação na Oi pela Portugal Telecom, mas quer que as operadoras paguem primeiro as suas dívidas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o regulador brasileiro do sector, concedeu esta sexta-feira, «por unanimidade», a «anuência prévia» para a compra de participação na Oi pela Portugal Telecom (PT).

A operadora brasileira terá, entretanto, que efectuar o pagamento de dívidas junto ao Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), utilizado para cobrir despesas feitas pelo Governo na fiscalização de serviços de telecomunicações.

PUB

«Na prática, isso quer dizer que as empresas só poderão implementar a operação [de aquisição] após quitarem todos os seus débitos referentes a receitas do Fistel, o que inclui multas com prazo de pagamento vencido decorrentes de processos administrativos já transitados em julgado», salientou a Anatel num comunicado citado pela Lusa.

A Anatel determinou que as empresas informem a efectivação do primeiro acto de implementação da operação em até 20 dias úteis, «para a fiscalização da obrigação de regularização fiscal».

A partir de então, «a Anatel poderá confirmar se, na data da efectivação da operação, as requerentes estavam regulares com suas obrigações fiscais», refere o comunicado.

No final de Julho, a PT anunciou um acordo para adquirir uma participação na Oi, após vender a fatia que detinha na Vivo por 7,5 mil milhões de euros à Telefónica.

PUB

Relacionados

Últimas