Já fez LIKE no TVI Notícias?

Quer evitar os roubos? Pinte o seu carro de amarelo

Estudo mostra que cor do carro influencia taxa de roubos

Parece parvoíce mas não é. Um estudo chegado da Holanda revela que os carros com menor probabilidade de serem roubados são aqueles que apresentam cores vivas e pouco usuais.

A razão até é simples: carros pintados de amarelo ou rosa vivo tornam mais fácil a detecção de ladrões quando estes se acercam dos veículos para os arrombar.

PUB

Citado pelo «Huffington Post», Ben Vollard, um dos responsáveis do estudo, refere que a cor do carro tem um impacto significativo nas taxas de assaltos. Os ladrões, revela, fazem uma rápida análise económica antes de roubarem os carros, avaliando a facilidade de revenda do automóvel. Preto, prateado, cinzento e azul são as cores favoritas dos ladrões: discretas e muito procuradas. Já amarelo, rosa e vermelho são as cores com menor probabilidade de serem roubadas.

De acordo com Vollard, rosa é o dissuasor perfeito, já que nenhum dos 109 carros com até três anos de idade (usados no estudo) foi alvo de furto nos últimos anos.

Digna de nota é a taxa de roubos registada pelos carros pretos, superior ainda à registada para as cores preferidas dos consumidores (cinza/prateado). Razão pela qual o responsável admite a possibilidade de existir outro factor, além da cor, a motivar os ladrões. Vollard avança com a possibilidade de isso estar relacionado com o facto de a cor preta ser mais popular entre os carros de luxo. No entanto, diz, se excluirmos os três construtores de luxo usados no estudo (Audi, BMW e Mercedes-Benz), o padrão mantém-se. «Pode dar-se o caso de os modelos mais caros, independentemente do fabricante, terem maior probabilidade de ser pretos.

PUB

Últimas