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Quer vender a sua casa? Saiba quem quer comprar

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Base de dados com 25 mil potenciais compradores facilita negócio a vendedores particulares

Comprar e vender casa nem sempre é tarefa fácil. Ou porque o vendedor não sabe se o seu imóvel tem saída, ou porque o comprador não tem ideia de quem está disposto a negociar. A Remax lançou esta terça-feira um serviço para aproximar os interesses das duas partes. Com uma base de dados de 25 mil potenciais compradores, acessível pela Internet, quem quer pôr a casa à venda tem agora a vida facilitada.

Isto porque «colocar um cartaz a dizer VENDE-SE» não dá garantias de negócio fechado. O vendedor «pode ficar muito tempo à espera de ser contactado e sem saber, muitas vezes, se o imóvel é procurado ou não», explicou a CEO da empresa, Beatriz Rubio, aos jornalistas.

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O serviço pretende ser «lufada de ar fresco para o mercado». A responsável assegura que com este sistema é «possível aliar necessidades entre quem vende e quem quer comprar. Temos 25 mil potenciais interessados: sabemos o que procuram».

O processo é simples. A partir da base de dados, o utilizador pode procurar um imóvel pela localização (concelho, freguesia e zona), tipologia e preço, para que possa especificar até que montante está disposto a investir.

Os vendedores particulares ficam assim com uma «visão global» da procura da sua casa ou do seu escritório. Mais ainda, é-lhe facultada uma sugestão de agências e agentes para contactar os potenciais compradores e agendar visitas. O sistema dá ainda um alerta cada vez que entra um novo comprador interessado.

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Certo é que as vendas de imóveis não escaparam à crise económica. Mas a Remax quer dar cartas na recuperação do sector. Beatriz Rubio reconhece que «se vendem menos casas, mas o mercado continuou a fazer transacções e os compradores existem. E nós sabemos quem são». Quem são e o que procuram, já que o serviço é personalizado.

E gratuito. As pesquisas efectuadas na base de dados são de livre acesso. A Remax ganha uma comissão apenas no caso de a venda se concretizar. Apenas disponível em Portugal, a nova ferramenta constitui ainda uma forma de incrementar as vendas da empresa e, ao mesmo tempo, «diminuir a desconfiança dos consumidores em relação ao mercado imobiliário». Para quem o negócio depende de um crédito, o que a Remax garante, para já, é uma «pré-qualificação financeira».

Base de dados reforça expectativas de maiores vendas

A mediação imobiliária quer alcançar um crescimento de 35% e 20% da quota de mercado, com o novo serviço. E explica porquê: os resultados do primeiro trimestre deste ano revelaram «um incremento de 70% e se, no ano passado, houve um grande acréscimo de arrendamentos, superior a 48%, este trimestre o aumento advém do número de vendas que se situaram nas 5.123», o que compara com as 2.900 concretizadas no ano passado, explicou a responsável.

A empresa justifica estes resultados pela aposta na melhoria da formação dos funcionários que, nos primeiros três meses do ano, duplicaram as vendas.

Literalmente à distância de um clique, a maioria dos potenciais compradores classificados na base de dados é de Lisboa, Porto e Albufeira. Mas há interessados em comprar casa por todo o país. Fechar negócio pode, afinal, deixar de ser uma dor de cabeça.

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