Já fez LIKE no TVI Notícias?

RBS pede injecção de 50 mil milhões na banca espanhola

Para o banco escocês, o fundo europeu tem de ser clarificado e agilizado

O Royal Bank of Scotland (RBS) pede maior determinação dos responsáveis políticos na resposta à crise. A começar por Espanha, onde defende uma injecçãod e capital na banca, no valor de 50 mil milhões de euros.

NO plano europeu, defende o banco, é necessário que os países se entendam rapidamente quanto à melhor definição do funcionamento do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF).

PUB

Numa análise da situação do país vizinho, o banco apresenta uma perspectiva «pessimista», assente em dois aspectos: a difícil situação macroeconómica e dos bancos e a fraca resposta política, um factor que, admite, pode estar finalmente a mudar.

«Para nós, há muito tempo que o sector bancário precisa de uma maior recapitalização do que a sugerida pelos testes de stress. E a ferramenta de resgate está mal desenhada, uma posição que começa a ganhar apoio nos círculos oficiais», admite.

O RBS defende a criação de um bad bank no país vizinho e, no conjunto da Zona Euro, o reforço do programa de compra de dívida, incluindo dívida europeia.

Nas contas do banco, a capacidade de empréstimo do FEEF é actualmente de 255 mil milhões de euros para acudir à Irlanda, Espanha e Portugal, se necessário, um valor muito inferior aos iniciais 440 mil milhões.

PUB

Últimas