Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Reforma financeira retira poder a agências de rating»

Presidente do grupo financeiro norte-americano Delphi diz que falta de controlo monetário descredibiliza países da Zona Euro

A nova legislação financeira a introduzir nos Estados Unidos, que pode ser seguida na Europa, vem retirar às agências de «rating» o poder de, na prática, guiarem investimentos de privados, disse o presidente do grupo financeiro Delphi.

Robert Rosenkranz, cujo grupo gere activos de perto de cinco mil milhões de dólares, assinou em 2009 um artigo célebre no «Wall Street Journal» em que defendia de forma pioneira que as agências de «rating» passassem a ter um papel de «defesa do consumidor» de produtos financeiros, perdendo as suas recomendações de «força de lei», como acontece na determinação de requisitos de capital de instituições financeiras.

PUB

«Esta sugestão foi adoptada na legislação pendente. A reforma passada pela Câmara dos Representantes tem uma provisão que dirige os reguladores bancários federais para retirar as agências destas disposições legais e o Senado está a tentar que, no seu lugar, se use dados de mercado, como spreads praticados em operações de crédito», disse citado pela Lusa.

O presidente do grupo financeiro norte-americano Delphi, Robert Rosenkranz, disse ainda que a dívida dos países que integram a Zona Euro perdeu credibilidade aos olhos do mercado de crédito internacional pois estes não têm controlo monetário.

«Nenhum deles tem o mesmo tipo de credibilidade que os Estados Unidos têm ou o Japão, ou qualquer país que controla a sua moeda. É mais fácil para eles falharem se perseguirem políticas desastradas», pois não podem dispor de políticas monetárias autónomas, disse Rosenkranz, em entrevista à Lusa, cujo grupo gere activos de perto de cinco mil milhões de dólares.

«O problema é que os países europeus abdicaram da sua soberania, não podem imprimir moeda, fazem parte do euro e estão constrangidos», acrescentou o investidor, filantropo e membro do conselho de Universidade de Yale.

PUB

Últimas