Já fez LIKE no TVI Notícias?

Resgate à banca: S&P não corta rating espanhol para já

Se dinheiro vier do mecanismo permanente europeu, situação espanhola pode complicar-se, avisa

O anúncio da ajuda europeia para a banca espanhola não merece, para já, uma revisão do rating do país vizinho, considera a Standard & Poor's (S&P) numa nota emitida esta segunda-feira.

«A decisão do governo espanhol de procurar financiamento de até 100 mil milhões de euros junto dos estados-membros para recapitalizar os bancos não tem efeito imediato nos ratings atribuídos a Espanha», explica.

PUB

Embora a agência de notação financeira considere que o valor acordado (cerca de 100 mil milhões de euros) sejam suficientes para cobrir as necessidades do setor bancário espanhol, alerta que se o valor for disponibilizado na totalidade pelos mecanismos europeus, a dívida pública do país vizinho vai passar a representar mais de 80% do produto interno bruto (PIB) até 2014.

A situação será diferente consoante o dinheiro seja disponibilizado pelo Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) ou pelo Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE), já que este último teria um estatuto de credor preferencial, o que pode restringir o acesso de Espanha aos mercados e assim aumentar o risco de incumprimento.

PUB

Últimas